Ateliê de escrita

Curso - Laura Cohen

O ateliê de escrita tem o objetivo de estimular, exercitar, orientar e dar formação a pessoas que escrevem ou têm vontade de escrever, sempre de acordo com seus desejos. São bem vindos aqui textos em prosa, poesia, romance, ensaio, crônica, conto & outros gêneros menos convencionais.

Os encontros ocorrem uma vez por semana e consistem, num primeiro momento, na leitura conjunta, em voz alta dos textos produzidos pelos participantes, e num segundo momento, a discussão de questões, soluções e referências para o desenvolvimento do projeto individual. Ao comentar sobre o texto de outro participante, cada pessoa aprende a ler melhor o próprio texto e também ler melhor outros autores, a fim de entender as edições e pôr em prática recursos utilizados por outros. Também serão sugeridos, se necessário e desejado, exercícios de escrita semanais.

O nosso objetivo é que, ao longo desse processo, cada participante entenda o próprio processo criativo espelhando-se e contrapondo-se aos processos de outros participantes. A partir disso, podemos criar um projeto de escrita a ser publicado em livro ou outros suportes. É um ateliê livre: participantes podem entrar e deixar a turma quando sentirem necessidade, sendo um mês o tempo mínimo de permanência.

(ateliê on-line - enquanto durar o isolamento social - através do zoom)

INÍCIO DAS AULAS: 12 de janeiro de 2021

Laura Cohen é escritora. Formada em letras e mestre Estudos Literários pela UFMG, publicou os romances História da Água (Impressões de Minas, 2012) e Ainda(Leme, 2014) e Canção sem palavras (Scriptum, 2017) e as plaquetes de poesia Ferro (Leme, 2016) e Escrever é uma maneira de se pensar para fora (Leme, 2018). Seu romance Caruncho está com lançamento previsto para o segundo semestre de 2021. Foi vencedora do segundo prêmio de literatura Universidade Fumec, em 2011, e em sua edição de 2009, obteve o terceiro lugar, publicando nas duas edições da coletânea Da Palavra à Literatura – Narrativas Contemporâneas. Faz parte da coordenação do selo Leme da editora Impressões de Minas, editando e preparando livros de diversas autoras e autores. Em 2019, participou do ciclo Arte da Palavra do Sesc, dando oficinas em diversas cidades brasileiras. (foto: Bianca de Sá)

Laura Cohen é escritora. Formada em letras e mestre Estudos Literários pela UFMG, publicou os romances História da Água (Impressões de Minas, 2012) e Ainda(Leme, 2014) e Canção sem palavras (Scriptum, 2017), Caruncho (no prelo, impressões de minas, 2022) e as plaquetes de poesia Ferro (Leme, 2016) e Escrever é uma maneira de se pensar para fora (Leme, 2018). Seu romance Caruncho está com lançamento previsto para o segundo semestre de 2021. Foi vencedora do segundo prêmio de literatura Universidade Fumec, em 2011, e em sua edição de 2009, obteve o terceiro lugar, publicando nas duas edições da coletânea Da Palavra à Literatura – Narrativas Contemporâneas. Faz parte da coordenação do selo Leme da editora Impressões de Minas, editando e preparando livros de diversas autoras e autores. Em 2019, participou do ciclo Arte da Palavra do Sesc, dando oficinas em diversas cidades brasileiras. (foto: Bianca de Sá)

Participantes

máximo 8

Duração

contínuo (início 12/01/22)

Valor

R$260,00/mês (temos bolsas e vagas sociais)

Inscreva-se

(formulário em breve!)