Jogos literários, com Jacques Fux

08 de agosto de 2013

Na quarta-feira dia 24 de julho recebemos Jacques Fux para falar de suas pesquisas e suas escritas. Jacques é formado em matemática, é mestre em Ciência da Computação e Doutor em Literatura Comparada pela UFMG e Docteur em Langue, Littérature et Civilisation Françaises pela Université de Lille 3.

Jacques Fux é Pesquisador Visitante na Universidade de Harvard (2012/2014) e Pós-doutorando em Teoria da Literatura pela Unicamp, com bolsa Fapesp de pesquisa. Publicou as obras Literatura e Matemática: Jorge Luis Borges, Georges Perec e OULIPO (Tradição Planalto, 2011) e Antiterapias (Scriptum, 2011).










Jacques dividiu a sua apresentação em cinco partes, e disponibilizou-a no seguinte endereço:

http://prezi.com/-eyjioo3ytf9/copy-of-untitled-prezi/?utm_campaign=share&utm_medium=copy

Falando primeiramente de Matemática, apresentou-nos conceitos como os do paradoxo, enumeração e infinito. Em seguida jogou com a possibilidade de diálogo de problemas matemáticos que podem ser usados como recurso na literatura. Falou do grupo OULIPO e dos trabalhos de escritores como Jorge Luis Borges e Georges Perec, que usam conceitos da matemática e da física para criar textos literários. Um dos recursos trabalhados foi o dos "condtraints" ou "restrições", quando um escritor impõe regras para a escrita do próprio texto, como Perec fez com a obra La disparition, em que escreveu todo um romance sem usar a letra E, a letra mais usada na língua francesa.

Em seguida, Jacques falou de sua nova pesquisa, a literatura de testemunho, trabalhando ainda com Georges Perec. Mostrou-nos também o seu próprio livro, Antiterapias, falou de certos riscos que a publicação de textos implica - como o de desagradar as pessoas do seu entorno com alguma afirmação, mesmo que seja um texto ficcional! Levou para nós seu próximo projeto, um livro infantil, chamado O livro dos porquês.

O caderno do Eduardo Mendez Jacinto

Conversa de Ateliê com caldo e vinho

Caderno da Laura Cohen