O pulo do gato

Por Letícia Féres

O Pulo do Gato é o curso que eu queria fazer quando comecei a trabalhar com edição de texto. É também o resultado de alguns anos de prática, leitura, conversa e aprendizado com colegas generosos e apaixonados pela difícil tarefa de intervir no texto de um autor.

Nem sempre é possível compartilhar todas as miudezas envolvidas em uma profissão, mas, ao elaborar o curso, me esforcei para trazer ideias que têm me ajudado a editar textos de modo mais consciente – e eficaz. Pretendo compartilhar o que aprendi até agora, sem reservas.

O foco do curso não são pormenores da gramática tradicional, intrínseco ao ato de editar. Não tenha dúvida de que a discussão sobre a língua vai permear nossos encontros, mas o que mais me interessa – o que acredito ser o pulo do gato – é o delicado trabalho de editar a linguagem de outra pessoa, trazendo à tona o que ela tem de melhor, de maneira que o autor possa se reconhecer no texto editado e que o leitor desfrute a leitura – seja ela ficcional ou não.

E como acredito que o original, embora o mais importante, é apenas um dos textos envolvidos na edição de um livro, me permiti uma licença poética e incluí no programa também a edição (e às vezes a criação) de paratextos literários – orelha, texto de quarta capa e sinopse, entre outros. Também considerei importante dedicar uma parte do curso ao relacionamento do profissional de edição com o cliente, para que o trabalho seja benéfico para ambas as partes.

Gostou da proposta? Então prepare-se para discutir, trazer textos e compartilhar suas ideias sobre como editar um texto. Acredito que esta será uma linda experiência de crescimento profissional para todos nós.

Para fazer O pulo do gato, clique aqui – restam são poucas vagas!

(Crédito da imagem: Helmut Newton, “Twiggy & cat”, 1967.)

One Comment on “O pulo do gato”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *