Com Laura Cohen
Espaço vazio, concisão, história secreta, caso contado, velocidade e vagareza, profundidade humana, superficialidade, dito-não-dito, elasticidade: o gênero do conto é constantemente testado e reinventado em suas possibilidades. Na novíssima oficina da casa, vamos trabalhar a criação e edição de textos de breve extensão através de duas faturas: forma e linguagem.
O conto, sempre em transmutação, adaptação, diferença, se realiza através de sua forma e de sua linguagem de muitas dimensões – mas sempre deixando algo a dizer ou dizendo algo que se encontra em expansão constante.
A oficina será realizada em duas partes. Na primeira, andaremos através de leituras de textos de Giovanni Boccaccio, Lydia Davis, José Falero, Franz Kafka, Virgínia Woolf, Otto Lara Resende, Hilda Hilst, Bruna Kalil Othero, Lygia Fagundes Telles, Carlos de Brito e Mello, Silvina Ocampo e algumas buscas teóricas. Em um segundo momento, realizaremos exercícios práticos de escrita, seguidos da partilha e a edição inicial dos nossos escritos, em um aprimoramento em conjunto.
A oficina não possui pré-requisitos e se destina a qualquer pessoa que deseja ler e escrever prosa – mas sem medo da poesia. Será realizada virtualmente, através da plataforma zoom.
* as leituras e o conteúdo da oficina são diferentes do curso de contos anterior da casa, formas breves.
–
Sobre a professora:
Laura Cohen é escritora e editora. Formou-se em Letras e é mestre Estudos Literários pela FALE/UFMG. Publicou os romances História da Água (Impressões de Minas, 2012) e Ainda (Leme, 2014) e Canção sem palavras (Scriptum, 2017) e os livretos de poesia Ferro (Leme, 2016) e Escrever é uma maneira de se pensar para fora (Leme, 2018). Foi vencedora do segundo prêmio de literatura Universidade Fumec, em 2011, e em sua edição de 2009, obteve o terceiro lugar, publicando nas duas edições da coletânea Da Palavra à Literatura – Narrativas Contemporâneas. É idealizadora e coordenadora do projeto Estratégias Narrativas, onde dá oficinas de criação literária e edição desde 2013. Faz parte da coordenação do Selo Leme da editora Impressões de Minas, preparando originais de diversos autores. Em 2019, participou do ciclo Arte da Palavra do Sesc, dando oficinas de criação literária em diversas cidades brasileiras. (foto: Bianca de Sá)
One Comment on “escrevendo contos: formas & linguagens”
Oi Laura, aqui é a Adriana Lobo, lembra?? Fiquei interessada nesse curso, tem vaga? Continuo escrevendo, no mesmo lugar, ou seja, perto de mim. Sou autônoma na pandemia, se houver alguma possibilidade de negociarmos o valor, agradeço muito.
Tomara que role, abraço!