um conto, uma colagem

25 de janeiro de 2016

[Fran Silva]

Os primeiros experimentos de colagens datam do século XII no Japão, onde os calígrafos japoneses possuíam uma tradição de desenvolver cartões feitos de colagens e textos. Porém, neste contexto a colagem ainda não era percebida e compreendida com Arte. Somente alguns séculos depois, nas décadas de 1912 e 1913, através de Pablo Picasso e George Braque que a colagem foi concebida como arte.

Desde então a colagem é utilizada como forma de se expressar ideias conceitos e questionamentos no mundo da arte e também em questões e argumentações sociais e políticas, como no movimento construtivista Russo ou na Pop Arte Norte Americana. O que é importante de se observar é que a colagem sendo uma simples técnica, ou se manifestando como arte, contem em si elementos de grande significação de construção, compreensão, interpretação e manipulação da imagem e de ideias em seus conceitos. São estes qualificativos que fazem com que ela seja uma forma de expressão da atualidade mesmo sendo tão antiga.

Começa na próxima quinta-feira (28/01) a oficina Um conto, uma colagem. Clique aqui para saber mais e aqui para se inscrever!